Experiências em transmissão utilizando sistema da próxima geração de áudio – MPEG-H 3D Audio

MPEG-H Audio é um sistema NGA Next Generation Audio (áudio da próxima geração) desenvolvido pelo MPEG para envio de som imersivo e personalizada. Projetado para aplicações de broadcast, streaming e VR/AR, ele permite que usuários ajustem para sua preferência a mixagem sonora, ao mesmo tempo que seu suporte a áudio imersivo aperfeiçoa o nível de realidade da experiência auditiva. Todas essas características dependem fortemente em descrever metadados. Estes metadados possuem informações, por exemplo posição espacial, faixas de interatividade de usuário, assim como novos conceitos para loudness e DRC em conjunto com um downmix ativo e características de renderização para adequar o som a uma reprodução otimizada em um vasto número de dispositivos e ambientes

Já adotado por ATSC 3.0 and DVB, MPEG-H Audio recentemente foi selecionado pelo Fórum SBTVD Forum para envio de som imersivo e personalizado na atual plataforma ISDB-Tb platform. Em maio de 2017, a Corea do Sul foi o primeiro país a lança um serviço de transmissão terrestre UHDTV. Este serviço utiliza exclusivamente como codec de áudio o MPEG-H.

Diversos testes bem sucedidos tem sido realizados durante grandes eventos músicais e esportivos ao vivo em diversas partes do mundo, entre eles o Eurovision Song Contest 2019 em Israel e o Carnaval do Rio de Janeiro no Brasil. Após apresentar of fundamentos do Sistema de Áudio para TV MPEG-H, esta apresentação esboça os desafios e requisitos de um workflow de criação de conteúdo interativo e imersivo, focando produções ao vivo de broadcast e aplicações offline. Ele centralizará na experiência adquirida durante transmissões 24/7 utilizando a mais recente geração tecnológica.

Palestrante: Yannik Grewe, Fraunhofer Institute for Integrated Circuits, Erlangen, Germany

Yannik Grewe formou-se em Tecnologias de Mídias pela Universidade de Ciências Aplicadas Offenburg, Alemanha. Seu Mestrado pela Universidade de Ciências Aplicadas Stuttgart, também na Alemanha, foi com a tese Percepção e reprodução de sons no nível do piso. Ele juntou-se ao Fraunhofer Institute for Integrated Circuits em 2013 como cientista e engenheiro de aplicações em campo para MPEG-H 3D Audio. No momento Grew está envolvido no desenvolvimento de ferramentas de produção para NGA (Next Generation Audio), testes de campo do MPEG-H 3D Audio para broadcast e realidade virtual.

Publicado em Palestras