Um dia para as luzes

20140514_AES_0468

Hoje foi o dia dos profissionais da iluminação tomarem conta do Congresso AES Brasil 2014. Com uma programação dedicada ao assunto, o Lighting Day, foi uma iniciativa da associação, em parceria com a Abrip, para integrar ainda mais os diferentes segmentos do mercado do entretenimento no Brasil.

Com uma programação de sete palestras dedicadas ao tema, o Lighting Day abriu os trabalhos com uma apresentação com o tema “LED, o futuro muito além da imaginação”. Apresentada por Silvia Carneiro, o painel trouxe uma visão crítica sobre a presença de equipamentos em LED para aplicações profissionais, mas principalmente sob os aspectos da eficiência do consumo de energia e tempo de vida útil em acordo com a realidade ambiental do planeta.

Em seguida Naldo Bueno trouxe uma visão crítica sobre a criação de projetos com o tema “Como fazer um projeto moderno sem entrar no modismo”. O palestrante apresentou os desafios de usar os equipamentos mais modernos para conseguir projetos que tenham um diferencial estético, sem cair naquilo que “todo mundo está fazendo”.

Já Nezito Reis realizou um debate bastante aberto sobre os “Efeitos e Defeitos” da iluminação. Entre os temas debatidos, o painel buscou apresentar as inúmeras situações em que nem sempre se alcança 100% de satisfação com a estrutura presente em determinadas instalações ou rider técnico específico.

Divaldo de Souza Coutinho escolheu debater o tema da segurança. Mas, ao invés de focar-se na norma seca, o palestrante optou por apresentar os procedimentos padrões adotados pelas maiores empresas que atuam na área ao redor do mundo. Numa visão comparativa e ao mesmo tempo crítica, a ideia do palestrante foi dar maior compreensão sobe a necessidade de se ter uma metodologia de trabalho segura.

Por fim, a programação inclui um painel de debate livre, já tradicional nos eventos da Lighting Week. Neste painel, os participantes fazem uma sessão de perguntas e respostas com convidados que são profissionais experientes do setor. A ideia é promover um momento totalmente aberto de troca de conhecimentos e aprendizados.

A AES Brasil Expo 2014 é o principal encontro de tecnologia dos segmentos do áudio profissional. O evento acontece entre os dias 12 e 15 de maio no pavilhão amarelo do Expo Center Norte em São Paulo.

Publicado em 2014, Imprensa, Notícias Marcado com: