Música para técnicos de som

20140513_AES_0031

“Falar que vamos trazer mais música para o áudio não faz sentido, por que o áudio já é música”. Foi com esta frase emblemática que o palestrante Alex Lameira abriu seu painel “Palestra de Música para Operadores de Áudio”, que aconteceu no primeiro dia do Congresso da AES Brasil 2014.

A ideia por traz do painel, revelou Lameira, era abrir os olhos dos profissionais do áudio para a importância de se conhecer e aprender a ler partituras em seus trabalhos. Para tanto, o palestrante realizou uma verdadeira aula de iniciação musical, com direito a primeiros conceitos de notação, tempo, ritmo e assinatura de clave.

Longe de ficar somente na teoria, Lameira exigiu participação dos presentes, realizando exercícios de leitura e tempo típicos das primeiras aulas de conservatório. “A ideia não é que alguém saia daqui fazendo leituras de obras complexas, mas que consiga entender como funciona uma partitura, o que é algo que pode ajudar muito no trabalho de sonorização”, explicou.

Para completar as atividades, o palestrante debateu as diferentes formas de dinâmica e andamentos musicais utilizando como exemplo a música clássica. “Este gênero tem um desafio muito importante que precisa ser compreendido, que é as dinâmicas de todos os instrumentos soando ao mesmo tempo seguido de solos de instrumentos como flauta por exemplo. Sistema de sonorização nenhum consegue dar conta disso” e concluiu. “O grande segredo da música clássica e conseguir executar as dinâmicas mais frágeis sem estragar o momento, e as mais altas sem distorcer”.

A AES Brasil Expo 2014 é o principal encontro de tecnologia dos segmentos do áudio profissional. O evento acontece entre os dias 12 e 15 de maio no pavilhão amarelo do Expo Center Norte em São Paulo.

Publicado em 2014, Imprensa, Notícias