AES Brasil Expo fecha edição de 20 anos com saldo positivo

site

São Paulo, 24 de Maio de 2016 – Comemorando a marca histórica de 20ª edição, a Convenção e Exposição da AES Brasil (Sociedade Brasileira de Engenharia de Áudio), realizada em São Paulo, trouxe saldo positivo tanto em volume de negócios como na apresentação de conteúdo da programação de palestras. Ao todo, mais de 5 mil visitantes estiveram no pavilhão amarelo do Expo Center Norte entre os dias 16 e 19 de maio.

As empresas que estiveram presentes aproveitaram a ausência pontual de uma ou outra empresa para garantir maior atenção dos visitantes cujo número só não se igualou ao do ano passado por conta de uma greve de transportes público e forte chuva que afetou a visitação do segundo dia.”, afirmou Joel Brito, organizador do evento. “Provavelmente por conta disso, o terceiro dia teve sua melhor visitação dos últimos cinco anos”.

A edição 2016 da AES Brasil Expo trouxe um sabor especial mesmo para quem já está acostumado a visitar o evento anualmente. Como parte das comemorações de duas décadas, a Associação montou uma programação bastante especial para sua Convenção, com treinamentos, workshops, palestras e visitas técnicas, contando com a presença de diversos palestrantes renomados de dentro e fora do Brasil.

Além disso, o evento contou com uma exposição de tecnologia que trouxe os principais fabricantes de soluções brasileiros e estrangeiros para apresentar o que há de mais moderno nos segmentos de áudio profissional, som ao vivo, instalações especiais e iluminação. “Durante estes 20 anos pudemos acompanhar e colaborar para o crescimento e profissionalização do setor no Brasil e ficamos muito orgulhosos de poder preparar este evento ainda mais especial para 2016”, afirmou Armando Baldassarra, presidente da AES Brasil.

A Convenção da AES Brasil trouxe cerca de 40 sessões espalhadas por quatro dias de programação que contaram com grandes nomes nacionais e internacionais para abordar assuntos como mixagem, masterização, sonorização, tendências, realidade virtual, tratamento acústico, técnicas de iluminação entre outros.

Dentre os principais destaques, o lendário técnico Buford Jones ministrou as sessões Meyer Sound de Mixagem na tarde do dia 16 e manhã do dia 17. Jones, que é conhecido por ter sido técnico de FOH de nomes como Pink Floyd, David Bowie, Shakira, entre tantos outros, pautou sua apresentação em informações técnicas enriquecedoras sem deixar de lado um pouco da manha adquirida ao longo de seus 35 anos de carreira. “É incrível a quantidade de vezes em que vamos a shows fora do trabalho e percebemos erros clássicos na sonorização. Este é um exercício muito importante, ser audiência, afirmou o técnico.

Outra palestra que atraiu muito a atenção do público foi a ministrada por Andrés Mayo e Maurício Gargel abordando o tema de “Áudio para Realidade Virtual”. Durante a apresentação, os palestrantes explicaram que o tipo de aplicação exigido pela Realidade Virtual é um tipo diferente de imersão do já utilizado em produtos multi-canal. Enquanto que o Surround Sound 5.1, 7.1, 22.1 que seja, é orientado em alto-falante, ou seja, mixa-se pensando em qual alto-falante cada som será reproduzido, a Realidade Virtual exige o som orientado à objetos, com cada objeto sendo um emissor de som dentro do campo sonoro principal, explicou Gargel.

Outros palestrantes que mereceram destaque na programação foram os técnicos de masterização Jonathan Wyner e Carlos Freitas, o engenheiro David Bowles, o especialista em redes Andy Cooper e engenheiro eletrônico Homero Sette. Ao todo, o Congresso da AES Brasil 2016 contou com mais de 500 inscritos, garantindo salas cheias durante toda a programação.

site

Atividades paralelas

Além da programação do congresso, quem visitou a AES Brasil Expo pode participar de diversas atividades voltadas à prática. Exemplo disso foi a Sala de Demonstrações, montada em frente ao espaço dedicado às palestras, e que abriu espaço para marcas como Avid, Sennheiser, FZ Áudio e outros fazerem demonstrações práticas. “A ideia aqui é montar uma situação real de som ao vivo na estrada. Queremos demonstrar a capacidade das tecnologias no dia-a-dia do técnico e ajudá-lo a melhorar seus processos de trabalho”, afirmou Carlos Castelo Branco, conhecido como Kalunga, e um dos técnicos responsáveis pelo espaço.

Outra atração foram as Visitas Técnicas. Pensada como uma forma de levar os participantes do evento para conhecer instalações reais de áudio profissional, as atividades atraíram grande interesse do público. Este ano foram três visitas, a primeira para o famoso estúdio de masterização paulista Classic Master, a segunda para conhecer as instalações da Igreja Batista Boas Novas e a última deu a oportunidade de ver de perto os bastidores da versão brasileira do musical Wicked, realizado no Teatro Renault.

Por fim, o evento contou com um espaço de palestras aberto ao público geral dentro do pavilhão de exibição. Neste auditório, além dos treinamentos sobre sistemas sem fio via Radiofrequência, aconteceu a reunião das turmas de Encontros Técnicos Regionais (Enter). Conhecidos anteriormente como “Terças Técnicas”, os coletivos independentes de técnicos e profissionais do áudio usaram a AES Brasil Expo 2016 como fórum para organização e estabelecimento de metas e objetivos comuns para a melhoria da capacitação e condição profissional do setor.

Exposição de Tecnologia

Realizada junto à Congresso, a exposição de tecnologia da AES Brasil Expo contou com diversos expositores dos diferentes segmentos do setor que usaram o espaço para demonstrar suas novidades em termos de soluções tecnológicas e fazer negócios. As empresas que estiveram presentes aproveitaram a ausência pontual de alguns expositores para garantir maior atenção dos visitantes, principalmente no terceiro dia, que teve sua melhor visitação nos últimos cinco anos.

Até por conta do momento econômico do Brasil, eu não estava muito esperançoso, mas acabou que AES Brasil Expo deste ano nos trouxe oportunidades reais de negócios e o saldo foi bastante positivo”, afirmou Vladimir de Souza, diretor executivo da Proshows, distribuidora de marcas como Behringer, Audio-Technica, Midas, Klark-Teknik, entre outras. Outra empresa que contou com seu estande bastante cheio foi a fabricante de microfones Shure. “Além de expormos nossas novidades, estamos também fazendo treinamentos de RF e fazendo um melhor relacionamento com o mercado brasileiro”, explicou José Rivas, diretor comercial da Shure para a América Latina.

A Convenção e Exposição AES BRASIL EXPO, faz parte do nosso portifólio de eventos e nesta comemorativa de sua da 20ª edição mostra que ja se consolidou como um momento unico de negócios, tecnologias e conhecimento para o segmentos de áudio, iluminação e instalações especiais” Afirma Abdalla Jamil Abdalla, presidente da Francal Feiras, promotora do evento.

Imagens do evento serão gradualmente disponibilizadas em:

https://www.flickr.com/gp/143157710@N02/z8fpj7

Publicado em Notícias