Painel: Educação em Áudio. Os diferentes modelos aplicados, a efetividade do processo de ensino-aprendizagem na inclusão no mercado de trabalho.

A Educação em Áudio no Brasil sofreu consideráveis mudanças e evoluções nas últimas décadas. Desde a criação das primeiras escolas com cursos técnicos, passando pelo surgimento de cursos universitários de graduação em áudio e música, até centros de certificação e parcerias internacionais, ainda há muito a ser discutido sobre a eficácia dos modelos em vigor no que diz respeito à formação de profissionais para o mercado de trabalho e seres humanos que trabalham com som. Sendo assim, esse painel tem o objetivo de apresentar os diferentes modelos em vigor, casos de sucesso, incluindo também casos internacionais, e debater como podemos da melhor forma os próximos passos para a Educação de Áudio no Brasil.

Moderador:
Rodrigo Meirelles
Atualmente Supervisor Executivo de Áudio na Globo, lecionou por 8 anos em cursos de nível superior da Estácio como produção fonográfica e cinema, fundou o centro de treinamentos ProClass e possui mestrado em Educação e Mídia.

Palestrantes:
Geraldo Ribeiro
Atua na área de Som em Cinema, foi professor na FAAP e coordenador do desenvolvimento do projeto didático e pedagógico e da implantação do curso de Bacharelado em Audiovisual para o Centro Universitário SENAC (CAS/SENAC) onde lecionou entre 2005 e 2015. Autor do projeto didático-pedagógico definiuo elenco de disciplinas, as ementas das matérias a serem lecionadas, estruturou a grade de disciplinas e foi responsável pela seleção do corpo docente.

Daniela Pastore
Foi professora nos cursos de Produção Fonográfica, Cinema e Produção Audiovisual na Universidade Estácio de Sá por 17 anos e tem artigos publicados em congressos nacionais e internacionais. Foi mentora e hoje é coordenadora técnico pedagógica do ASA – Arte Sônica Amplificada, programa do Oi Futuro que pretende aumentar a participação de mulheres no som e na música.

Marcelo Claret
Formado em Comunicação pela FAAP (SP) no curso de RTV em 1991, trabalha profissionalmente em áudio há mais de 30 anos. É o fundador e atual diretor do IAV, a primeira Escola de áudio do Brasil que completa 25 anos em 2019

César Lamschtein
Treinado em técnicas audiovisuais na França. Docente em universidades públicas e privadas há mais de 20 anos. Ele ocupou o cargo de Catedrático na área do som na faculdade de comunicação e design da Universidade ORT e foi responsável pelo redesenho do plano de estudos daquela instituição. Ele integra ativamente o Comitê de Educação da AES, uma organização que o distinguiu com o prêmio de citação pelo esforço sustentado e compromisso com a educação em áudio na América Latina.

Publicado em Palestras