O Compositor e o som

Compositor e o som

No 3º dia da AES Brasil EXPO 2015, o palestrante Rodrigo Veloso demonstrou diversos exemplos sonoros criados por renomados compositores. 

O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rodrigo Cicchelli Veloso ministrou por 1 hora e meia uma palestra repleta de informações históricas e detalhes sonoros. A palestra fez parte da programação da 19ª Convenção da Sociedade de Engenharia de Áudio, o principal evento para o segmento de áudio profissional da América Latina.

Da distinção entre som e ruído, captado pelos gregos no século XVI, até os dias atuais com a música contemporânea, Rodrigo possibilitou aos visitantes do evento, uma aula profunda ao universo do som. Alguns nomes como Claude Debussy (compositor francês) Galileu Galilei (astrônomo italiano),  Igor Stravinsky (compositor russo) Heitor Villa-Lobos  foram citados pelo professor.

Com diversos vídeos de apresentações musicais, ele ilustrava suas explicações detalhadas sobre a construção e os avanços de um processo musical. Também compositor, Rodrigo Veloso disse que tudo hoje é som musical. “Você pode ouvir uma música no seu quarto e ao fundo o barulho da chuva também vai te proporcionar um som”, finalizou.

Publicado em Notícias