Monitorando o áudio no mundo HD

burg

Antes da digitalização, o trabalho do áudio para televisão era algo bastante simples. Tratava-se de gerar um mix normalmente mono, de olho nos medidores de VU do console e pronto. Com a evolução do HD e o surgimento do padrão ISDB-T, a tarefa ficou um pouco mais complexa, envolvendo produção digital em multicanal surround, sistemas de compensação de delay e claro, a preocupação em ficar de ouvido no Loudness.

Foi abordando estes desafios que Sergio Bourguignon, diretor da TSL, apresentou a palestra “Monitoração de Áudio no ambiente Digital HD”. A ideia era apresentar todos estes desafios e trazer uma visão um pouco mais global da importância que a monitoração ganhou dentro do fluxo de trabalho broadcast.

“A primeira grande mudança que veio com o HD são as múltiplas formas de transmissão: Analógico, AES, Óptico, MADI, SDI, etc”, começou o palestrante. Seguindo Bourguignon, é preciso ter equipamentos e pessoal preparado para operar com todo este tipo de diferentes protocolos para gerar um mesmo produto final. Outra questão bastante abordada foi o surgimento do novo protocolo AVB de áudio e vídeo sobre IP.

De acordo com o palestrante, o grande desafio do profissional de áudio para broadcast é a quantidade de parâmetros que surgiu para monitoração. “Hoje você recebe o áudio sem uma ordem SMPTE definida e precisa entregá-lo com canais discretos e ainda manter os ouvidos atentos para versões em todos os Codecs Dolby, Downmix, Loudnes, multi-idioma, e ainda se preocupar com o Delay Áudio-Video gerado pela grande quantidade de processamento que exige o vídeo em HD”, afirmou Bourguignon.

Por fim, o palestrante apresentou uma série de soluções que a fabricante TSL possui para realizar esta monitoração de forma efetiva. “Levamos em conta um trabalho com agilidade, intuitividade, com parceria Dolby e que seja à prova de futuro”, concluiu.

A AES Brasil Expo 2014 é o principal encontro de tecnologia dos segmentos do áudio profissional. O evento acontece entre os dias 12 e 15 de maio no pavilhão amarelo do Expo Center Norte em São Paulo.

Publicado em 2014, Imprensa, Notícias