Introdução a Game Audio: Compreendendo os elementos essenciais para um projeto de sound design interativo

Falaremos de características de cada uma das principais áreas de atuação de um sound designer de Games. Além de composição de trilhas musicais, criação de ambiências, efeitos sonoros e gravação de voice overs, mostraremos como ferramentas de gestão, processos de pesquisa, documentação e algumas planilhas de excel podem ajudar a compor um projeto de áudio dinâmico em interface com diversas áreas de uma desenvolvedora de games. Também passaremos pelas principais ferramentas utilizadas pela indústria dos jogos eletrônicos e algumas análises de cases.

Compreender as principais etapas do processo de produção de um sound designer para jogos eletrônicos. Reconhecer ferramentas utilizadas pela indústria.

Palestrantes: Heitor Marin e Rodolfo Santana Silva

Heitor Marin é Sound Designer e profissional do áudio. Formou-se em alguns cursos técnicos pelo Instituto de Audio e Video e trabalhou como monitor na escola. Acompanhou bandas e artistas como técnico de som por vários anos. Deu início a construção do Acervo Vivo do Centro Cultural Rio Verde, atualmente uma das casas mais respeitadas da música independente de São Paulo, registrando e sonorizando uma série de shows e concertos em seus múltiplos espaços. Atuou como responsável técnico pelo estúdio e teatro da Faculdade Santa Marcelina por 6 anos, trabalhando em diversas gravações e apresentações. Membro ativo da AES, foi secretário executivo da seção estudantil IAV contribuindo na organização de atividades como palestras e visitas técnicas. Participou de muitos congressos e convenções na Argentina, Estados Unidos, Colômbia e Brasil. Ganhador do prêmio da competição estudantil de gravação da 14ª Convenção Nacional da AES Brasil. Atualmente trabalha como Sound Designer Senior na produtora Papprika by Tapps, desenvolvendo projetos interativos de áudio para jogos e experiências em realidade virtual.

Rodolfo Santana Silva é produtor musical e sound designer apaixonado por criatividade e tecnologia. Atualmente trabalha como Diretor Criativo na Papprika by Tapps, estúdio responsável por dar suporte a produção de sound design e marketing digital para mais de 300 jogos Mobiles. Técnico de áudio e ex-coordenador do curso de Fundamentos de Áudio e Acústica no Instituto de Áudio e Vídeo, costumava trabalhar como operador de áudio em diversas peças de teatro e musicais dentro e fora do Brasil. Atuou também como palestrante em seminários sobre áudio. Foi Lead Sound Designer na “Best, Cool and Fun Games” e logo em seguida na Tapps Games, tendo a chance de criar muitos projetos de sound design, trilhas sonoras e efeitos sonoros para centenas de jogos eletrônicos. Especializado desde 2011 em áudio para jogos, assim como em áudio para experiências interativas como realidade virtual e realidade aumentada, tendo foco em gestão e desenvolvimento de times.

Publicado em Palestras