História do evento

Historia

Em 1996, no Centro de Convenções do então Hotel Copa D´Or, pela primeira vez a AES Brasil organizou sua Convenção Nacional. Com o apoio de profissionais e empresas o encontro de três dias foi um sucesso, que repetiu-se no ano seguinte. Após um intervalo de um ano, a AES Brasil voltou a reunir-se em Convenção Nacional, desta vez em São Paulo. Desde então, anualmente ela organiza o evento que cresceu em tamanho e importância, incorporando-se ao calendário de eventos nacionais e internacionais do setor tecnológico e estabelecendo-se como o encontro nacional dos profissionais, estudantes, pesquisadores e da indústria. De início somente dos profissionais de áudio, mas com o passar dos anos, os setores de iluminação, estruturas, vídeo, sinalização digital juntaram-se ao evento, ajudando a torna-lo um grande encontro de tecnologias convergentes.

A partir de 2003, a AES Brasil passou a organizar o Congresso de Áudio, fórum de apresentação de trabalhos acadêmicos de pesquisadores nacionais e internacionais. Educação, inovação e intercâmbio de informações tem sempre sido a Missão principal da Sociedade e, ao longo dos anos, inúmeras Instituições, Sociedades, Indústrias e Governos tem juntado-se ao evento, apoiando suas iniciativas.

Com o crescimento e novas demandas, diversos locais sediaram a AES Brasil ao longo deste período. O ano de 2009 foi marcante pela mudança para o Pavilhão de Convenções do Anhembi. Foi neste ano que a organização do evento acrescentou as Demonstrações de Sistemas de Sonorização às atividades da Convenção, a partir das quais os visitantes puderam ver os equipamentos atuando em condições reais de utilização. Estas demonstrações também tornaram-se uma vitrine para um Best Practices (Melhores Práticas) de como esses sistemas complexos e avançados devem ser implementados de forma correta e segura por profissionais.

Desta forma, com anos de experiência, apoio da indústria e dos profissionais, a AES Brasil EXPO chega à sua décima oitava edição em 2014, consolidando-se como importante evento de disseminação do aperfeiçoamento técnico audiovisual para a sociedade.

Marcos

1996

1999 São Paulo

2003 Peer reviewed Technical Papers

2004 Indoor Demos

2009 Outdoor Demos – 22.2 Surround Demo

2012 – Dutch

2013 – English

Publicado em 2014, Notícias