David Bowles faz palestra sobre espacialidade

site

Realizada durante o segundo dia de AES Brasil Expo, a palestra O Arranjo Bowles abordou diversas perspectivas para a produção de som multi-canal com áudio espacializado. Ministrada por David Bowles, o encontro, que aconteceu no Auditório C do Expo Center Norte em São Paulo, trouxe como grande destaque as soluções encontradas pelo palestrante para solucionar o problema da diretividade da altura do som.

De acordo com Bowles, o grande problema de produzir som multicanal em sistemas com altura definida, como Dolby Atmos, é que a capacidade humana de localizar a direção da origem de fontes sonoras diminui à medida que o ângulo vertical aumenta. “A camada do canal de altura precisa muito mais informações sobre reflexões e comb filtering para serem incluídas na mix e ai sim construir um áudio coeso”, afirmou o palestrante. Outro ponto abordado por Bowles foi a irradiação omnidirecional de baixas frequências, agravada pela diretividade e atenuação natural dos sistemas de captação.

A AES Brasil Expo acontece entre os dias 16 e 19 de Maio no Expo Center Norte em São Paulo e reúne mais de 40 palestras sobre áudio profissional, iluminação, novas tendências e produção musical. Além do congresso, o evento conta com uma exposição de tecnologia que reúne os principais fabricantes de sistemas para sonorização, iluminação, gravação, masterização, mixagem e instalações especiais.

Publicado em Notícias