AES Brasil Expo 2016: referência na América Latina e expansão internacional

20140513_AES_0174

Com mais de 4000 visitantes e 48 palestras, evento se consolida como centro de negócios e polo de conhecimento para os profissionais da área

 Chegando à sua 18ª Edição, a AES Brasil EXPO, que aconteceu entre os dias 12 e 15 de maio no Expo Center Norte em São Paulo, obteve grande participação internacional, servindo como principal fórum de debate sobre temas como áudio profissional, iluminação, tecnologia e instalações especiais, além de centro para a realização de dezenas de negócios no ramo.

Ao todo foram mais de 4000 visitantes que puderam acompanhar 48 palestras de diferentes temas relativos ao áudio e iluminação profissional e visitar os 76 estandes das principais empresas da indústria em mais de 7 mil metros quadrados de exposição. Além disso, a edição 2014 marcou a volta das demonstrações de sistemas de sonorização ao ar livre e a novidade do “Soundcheck Virtual”, onde os participantes puderam testar uma mesa digital utilizando os sistemas de sonorização na área ao ar livre. “Esta possibilidade de mostrar os equipamentos atuando em situação real, e não só nos stands, é um esforço que fazemos e que dá resultados muito positivos não só para as empresas, mas, principalmente, para os participantes do evento”, explica Joel Brito, organizador do evento.

Outra novidade bastante utilizada foi o aplicativo móvel com todas as informações da Expo. Disponível para os sistemas Android e iOS, as pessoas puderam compartilhar suas fotos do evento, marcar na agenda seus compromissos e até acompanhar as atividades de seus amigos.

 “Estamos muito contentes com os resultados do evento este ano. Como sempre, tivemos uma participação bastante expressiva de empresas e visitantes e a prospecção e realização de negócios foi realmente grande”, explica Armando Baldassarra, presidente da AES Brasil. “Acredito que para 2015 devemos continuar vendo este crescimento e também muitas discussões com relação às olímpiadas devem tomar conta do corredores”, conclui.

Além de referência absoluta na América Latina, a edição 2014 contou também com a presença do presidente eleito, Andrés Mayo e da vice-presidente da América Latina. Mayo, inclusive, utilizou a oportunidade para anunciar a realização da primeira Conferência Internacional da entidade na região, que acontecerá no Brasil em 2016. A palestra principal (keynote speech) ficou a cargo de Robert Scovil, engenheiro de áudio e operador de PA, ganhador de diversos TEC Awards por seu trabalho com artistas como Tom Petty & The Heartbreakers, Matchbox Twenty, Prince, Rush e Def Leppard.

“A edição brasileira da AES Expo é muito especial, pois de todos os encontros da associação ao redor do mundo, este é o que mais traz este caráter de evento de mercado, com diversos fabricantes e importadores interessados em mostrar seus produtos”, afirmou Andres. Além da comitiva da AES, palestrantes de países como México, Uruguai, Portugal, Peru, Dinamarca e outros estiveram presentes.

Para Joel Brito, tesoureiro da AES, é notória a satisfação dos expositores pela qualidade do público que a AES Brasil Expo reúne. “Temos uma tradição de 18 anos de sucesso e crescimento constante, sempre incorporando novas atrações e trazendo um time único de palestrantes internacionais. Temos participado de discussões decisivas para o áudio profissional no Brasil e no continente, além de ampliado o espaço para os outros ramos que a Expo reúne”, analisa Joel.

No coração do evento, o Congresso AES trouxe grande variedade de temas para o público presente, passando pelo áudio para broadcast, som ao vivo, monitoração, normatização e até musicalidade. “É uma grande oportunidade falar diretamente com o público brasileiro. Vejo um grande interesse pelo conhecimento quando falamos aqui e poder prover isso é muito gratificante”, afirmou Pat Brown, que ministrou o Seminário SyndAudCon, uma das escolas de áudio mais respeitadas do mundo.

Para o presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, organizadora do evento, a AES cumpriu seus objetivos oferecendo ao mercado o que há de melhor em produtos e serviços: “A feira recebeu visitantes qualificados, o que faz toda a diferença”.

 Além das já tradicionais palestras técnicas, workshops e seminários ministrados no Congresso da AES, este ano o evento contou com uma programação especial organizada pela ABRIP. Batizada de Lighting Day, foram sete palestras abordando temas como desenho de luz, desenvolvimento de novas tecnologias e aplicações para luzes em LED. Esta tendência de atender outros setores técnicos, além do áudio, é um compromisso do evento, que deve ser expandido em anos vindouros.

 A 19º AES Brasil Expo já tem data marcada para 2015. O evento acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Publicado em 2014, Imprensa, Notícias Marcado com: