AES Brasil Expo 2015 é sucesso de público e negócios

site

Com um aumento de 40% em sua visitação, a convenção da Sociedade de Engenharia de Áudio consolida-se como o maior evento para os setores de tecnologia do áudio,video, iluminação e instalações especiais.

São Paulo, 01 de Junho de 2015 – Considerada um imenso sucesso de público, a 19ª Edição da AES Brasil Expo, que aconteceu entre os dias 25 e 28 de Maio no Expo Center Norte em São Paulo, fechou o último dia de evento com o registro de cerca de 5.700 visitantes. O número, que representa um crescimento de 40%, mostra a importância que a convenção e exposição conquistou como principal encontro profissional  e fórum difusor de conhecimento e tecnologia dos segmentos de áudio, iluminação e instalações especiais da América Latina.

Durante os quatro dias de eventos, os participantes puderam acompanhar 40 palestras de diferentes assuntos concernentes ao áudio e iluminação profissional e visitar os expositores que aproveitaram o evento para apresentar suas novidades em produtos e serviços. “Estamos muito felizes com os resultados do evento este ano. É, mais uma vez, a consolidação da AES Brasil Expo não só como um ponto de divulgação de tecnologia, mas como um importante momento de negócios para a indústria do áudio e iluminação profissional brasileiro”, afirma Armando Baldassarra, presidente da AES Brasil.

A AES Brasil Expo 2015 foi marcada também por uma grande guinada em volume de negócios atraídos pela convenção e exposição. “Apesar do momento econômico do Brasil não ser dos melhores, a AES Brasil Expo se mostrou bastante dinâmica em termos de negócios, tornando-se um ponto importante para este primeiro semestre”, afirmou Vladimir de Souza, proprietário da Proshows, uma das principais expositoras do evento.

“Este ano a AES Brasil Expo nos trouxe um grande volume de negócios” afirmou Augusto Gaia, diretor da Quanta Brasil, outro expositor de grande porte da exposição. “O evento aconteceu em um momento excelente, onde quem estava esperando a estabilização da variação cambial voltou a investir, e isso ajudou bastante a aumentar as vendas”, concluiu.

Esta edição do evento foi o segundo ano da participação da Abrip (Associação Brasileira de Iluminação Profissional) dentro da AES Brasil Expo realizando o ciclo de palestras Lighting Day, voltado para profissionais da iluminação. “O saldo foi bastante positivo. Tivemos uma excelente frequência nas palestras, com cerca de 100 participantes por sala, e conseguimos cumprir a missão da associação que é a propagação do conhecimento”, afirma Esteban Risso, presidente da Abrip. “Além disso, este ano foi também muito positivo em termos de negócios, com vários dos expositores de equipamentos de iluminação registrando grande procura”, conclui.

Outras duas ações da edição 2014 tiveram continuidade este ano. A primeira delas foi a presença do Aplicativo Oficial do evento, disponível para Android e iOS, e que permitiu aos usuários acompanhar toda a programação, eventos, mapa e agenda do evento. A segunda foi a demonstração de sistemas de sonorização de grande porte ao ar livre, registrando grande participação do público para os testes comparativos diários.

Para o presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, organizadora do evento, a AES BRASIL EXPO, já se consolidou como um evento de negócios e a cada ano tem uma edição mais qualificada, cumprindo sua meta  de ser o principal encontro profissional dos segmentos de áudio, iluminação e instalações especiais.

Congresso

No centro da programação da AES Brasil Expo 2015, o Congresso da Sociedade de Engenharia de Áudio contou com palestrantes de peso de dentro e fora do país. Entre as atrações internacionais esteve Andrés Mayo, primeiro latino-americano a assumir a presidência da associação a nível global. Além dele, esteve presente o prof. Dr. Karlheinz Brandenburg, cientista alemão conhecido como pai dos arquivos compactos de áudio digital como MP3 e AAC. “É um grande prazer ter a oportunidade de abordar estes temas extremamente técnicos em países como o Brasil. Mostra como o congresso da AES é forte em qualquer lugar do mundo”, afirmou o cientista.

Do lado dos brasileiros, os destaques não foram menos importantes. Figurando entre os principais palestrantes, Rosalfonso Bortoni, responsável pelos sistemas de áudio, vídeo e intercom dos Jogos Olímpicos de 2016, abordou as preparações para o maior evento esportivo do planeta. Outro nome de peso foi o de Carlos Freitas, mais renomado engenheiro de masterização do país, que trouxe o tema da subjetividade para o congresso. “Não é só de aspectos técnicos que reside o trabalho do profissional de áudio. Muitas de nossas decisões vem de critérios subjetivos, pois trabalhamos com música e música é arte”, afirmou Freitas.

A 20º AES Brasil Expo já tem data marcada para 2016. O evento acontecerá nos dias 16, 17 e 19 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Publicado em Notícias